VI. Exemplo de AG (Algoritmo Genético)
Mínimo de uma Função


Sobre o Problema

Como você já sabe do capítulo sobre espaço de soluções, a solução de um problema pode freqüentemente ser expressa como a procura pelo extremo de uma função definida em um espaço de soluções. Iremos resolver exatamente esse problema aqui.

Dada uma função, o AG tentará encontrar o mínimo dessa função. Para outros problemas, nós apenas temos que definir o espaço de soluções e a função de adequação (para a qual nós teremos que achar um extremo).




Exemplo

Tente executar o algoritmo genético do applet seguinte apertando o botão "Start". O gráfico representa o espaço de soluções e as linhas verticais representam as soluções (pontos do espaço de soluções). A linha vermelha é a melhor solução, as linhas verdes são as outras. A antiga e a nova população são mostradas na parte superior do applet. Cada população consiste de cromossomas binários - ponts vermelhos e azuis significam zeros e uns. Você pode ver o processo de formação de novas populações passo a passo com o applet.

O botão "Start" inicia o algoritmo, o botão "Step" executa um passo (ito é, forma uma nova geração), o botão "Stop" para o algoritmo e o botão "Reset" reinicia a população.
O melhor é começar executando o applet passo a passo (botão "Step") para ver em detalhe como funciona o AG. O esboço básico do AG foi introduzido num dos capítulos anteriores. Você pode ver o elitismo para os primeiros cromossomas e então formar as novas descendências através de cruzamentos e mutações até que uma nova população seja completada.


Aqui tem um applet, porém seu navegador não suporta Java. Se você quer ver os applets, por favor verifique requisitos do navegador.


           
(c) Marek Obitko, 1998