VIII. Extremo de uma Função


Sobre o Problema

Novamente o problema é encontrar o extremo (mínimo ou máximo) de uma função. Porém neste caso, mais uma dimensão foi adicionada.




Exemplo

O gráfico representa o espaço de soluções e as linhas representam as soluções (pontos no espaço de soluções). A linha vermelha é a melhor solução, e as linhas azuis são as outras.
Você pode entrar com sua própria função no campo de texto abaixo do gráfico (após introduzir a nova função pressione "enter" no teclado ou o botão "Change"). Abaixo você pode definir os limites da função. A função pode conter x, y, pi, e, (, ), /, *, +, -, !, ^ e as funções abs, acos, acosh, asin, asinh, atan, atanh, cos, cosh, ln, log, sin, sinh, sqr, sqrt, tan and tanh.
O gráfico pode ser girado clicando-se com o botão esquerdo do mouse sobre ele e arrastando.
É possivel mudar a probabilidade de cruzamento e de mutação. Através de botões de "ticar" é possivel selecionar quando se quer usar elitismo e se quer procurar mínimo ou máximo.
Experimente mudar a função e veja como o AG se comporta. Se você encontrar alguma função interessante, onde o AG se comporta muito bem, ou muito estranho, você pode enviá-la pra mim.


Aqui há um applet, porém seu navegador não suporta Java. Se você quer ver os applets, por favor verifique os requisitos do navegador.


           
(c) Marek Obitko, 1998